AHIMSA - Paz Interior é Poder

09/04/2012 15:16

 

 

Diante de tantos avanços tecnológicos que supostamente melhorariam nossa qualidade de vida, nos vemos cada vez mais ocupados e levados pelo ritmo frenético da produtividade e do consumo.

É praticamente insignificante o espaço que é priorizado hoje em dia para o próprio ser humano como parte da natureza e dentro de um contexto orgânico. O homem se esqueceu de que é digno de um ritmo saudável em sincronia com o ambiente original de sua espécie.

Uma grande desorganização impera no modo de vida atual em que a maior parte das referências humanas são artificiais. É como se a conexão com a inteligência autêntica do homem como natureza tivesse sido desligada.

Dentre todas as qualidades natas do ser humano que foram se perdendo falemos sobre a paz. A paz se tornou praticamente um mito no mundo de hoje. Na mídia a paz é discutida no sentido mais utópico possível; o consenso entre os homens a nível mundial como algo que parece ser inalcançável. No entanto, não se fala sobre a causa dessa descompensação que começa certamente a nível micro, no indivíduo.

Quando estudamos o yoga começamos a perceber que o mundo nada mais é do que a projeção de nosso estado interior. Comumente, numa situação favorável tudo parece positivo enquanto que numa circunstância de desamparo ou pressão tudo parece estar contra nós... e esse é o estreito olhar através  do qual habitualmente enxergamos as coisas e o mundo. O yoga tem a capacidade de ampliar esses horizontes dando ao praticante a oportunidade de ver o mundo sob um novo prisma. Para se perceber a paz, para conhecê-la e experimentá-la primeiro devemos alimentá-la dentro de nós. Sim, como algo já nosso, natural, mesmo que a princípio pareça distante...      

Como a origem de tudo está em nossos pensamentos, um bom começo seria passar a observar que ideias alimentamos em nossa mente constantemente, qual é o teor delas nesse momento, positivo? Essas idéias fazem você se sentir bem consigo mesmo? AHIMSA (a não–viloência), deve começar no seu relacionamento com você mesmo. Devemos nos ver com bons olhos, amorosamente. Consequentemente nossos relacionamentos também serão beneficiados por esse novo olhar mais pacífico.

Ao expressarmos nossos pensamentos usamos palavras agradáveis, positivas e doces? Outro ponto crucial de AHIMSA é esse, que nossas palavras sejam além de úteis, pacíficas.

Num terceiro estágio nossas atitudes também devem ser cuidadosamente observadas, nossos gestos, nosso olhar...carregam eles algum tipo de resistência, preconceito, crítica ou arrogância? Observe. Toda e qualquer circunstância, seja ela difícil ou agradável, é uma oportunidade de ativar esse testemunho tão transformador, experimente.

Lembre-se que a paz é uma forma de poder pois ela estabiliza o seu estado interior o capacitando às maiores realizações.

Permaneça em paz.

E boa prática!